Educação Popular


José Marti


I. Instrução não é o mesmo que educação: Instrução se refere ao pensamento, e a educação se refere principalmente aos sentimentos. Entretanto, não há boa educação sem instrução. As qualidades morais sobem de preço quando estão realçadas por qualidades inteligentes.

II. Educação Popular não quer dizer exclusivamente educação da classe pobre; mas sim de todas as classes da nação; quer dizer: todo um povo bem educado. Assim como não há nenhuma razão para que o rico se eduque e o pobre não, Que razão há para que se eduque o pobre, e o rico não? Todos são iguais.

III. O que sabe mais vale mais. Saber é ter. Lá moeda se funde, e o saber não. Os bônus, o papel moeda, vale mais, menos ou nada: o saber sempre vale o mesmo, e sempre muito. Um rico necessita de suas moedas para viver, se perdê-las não terá como sobreviver. Um homem instruído vive de sua ciência e como a leva dentro de si, não a perde, e sua existência é fácil e segura.


IV. O povo mais feliz é aquele que educou melhor seus filhos, na instrução do pensamento, e na direção dos sentimentos. Um povo instruído ama o trabalho e sabe tirar proveito dele. Um povo virtuoso viverá mais feliz e mais rico que o outro cheio de vícios, e se defenderá melhor de todo ataque.

V. Ao nascer todo homem, tem o direito de ser educado, e depois como pagamento, ele deve contribuir com a educação dos demais.

VI. Um povo ignorante pode ser enganado com crenças, e fazer-se servil. Um povo instruído será sempre forte e livre. Um homem ignorante esta no caminho de ser besta, e um homem instruído na ciência e na consciência esta no caminho de ser Deus. Não se terá duvidas entre um povo de Deuses e um povo de Bestas. O melhor modo de defender nossos direitos é conhecê-los bem; assim se tem fé e força. Toda nação será infeliz se todos os seus filhos não forem educados. Um povo de homens educados será sempre um povo livre. – A educação é o único meio de salvar um povo da escravidão. Tão repugnante é um povo que é escravo de homens de outro povo, como escravos de si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



O radical não se sente dono do tempo, nem dono dos homens, nem libertador dos oprimidos.
Com eles se compromete, dentro do tempo, para com eles lutar.
Paulo Freire


“E eis que o anjo me disse apertando a minha mão entre um sorriso de dentes: vai, bicho, desafinar o coro dos contentes.”
Torquato Neto



Postagens